2 Coríntios 5:14-15

"Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." (2 Coríntios 5:14-15)





quarta-feira, 21 de março de 2012

Amem-se, ajudem-se, suportem-se, perdoem-se, para a glória de Deus!


  
   O viver em unidade - a verdadeira unidade - está cada vez mais difícil para as igrejas; tantas contendas, tantos problemas, tanta falta de amor... Resolvi reunir de uma maneira bem simples, não os nossos deveres, mas aquilo que é consequente em nossas vidas à partir do momento em que nos tornamos novas criaturas em Cristo, e o Espírito Santo vai nos transformando; nos transformando para que através da nossa comunhão e unidade, o mundo creia que Jesus foi enviado pelo Pai para a nossa salvação.
   Jesus nos deixou o maior exemplo de amor para que o seguíssemos; amor esse que vejo no livro de Atos, quando são contadas as tragetórias e os atos dos apóstolos e dos primeiros cristãos; todos em imenso amor, tanto para com os perdidos, mas principalmente para com os irmãos. Eles viviam em comunhão, amavam-se, ajudavam-se, suportavam-se, perdoavam-se "Os que criam mantinham-se unidos e tinham tudo em comum." (Atos 2:44).



AJUDEM-SE
 "Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim, cumpram a lei de Cristo." (Gálatas 6:2).

    Há tantos irmãos sofrendo, tantos passando necessidades, perseguições, dores físicas, espirituais, emocionais; e parece  ningém vê, finge não ver, ou simplesmente perdemos essa percepção. Estamos cegos em nossos próprios problemas, correrias do dia-a-dia, desejos etc, e esquecemos que "melhor é dar do que receber"(Atos 20.35), nos esquecemos de praticar esse amor que tanto pregamos, nos esquecemos que não precisamos enfrentar o mundo sozinhos, mas em unidade, como um em Deus, para que todos vejam o Salvador, creiam que Ele venceu por nós, e que agora estamos vencendo o mundo.

"Ninguém deve buscar o seu próprio bem, mas sim o dos outros." (1 Coríntios 10:24)
   Em amor "ensinem e aconselhem-se uns aos outros como toda sabedoria" (Colossenses 3:16). "Alegrem-se com os que se alegram; chorem com os que choram." (Romanos 12:15)
"Portanto, enquanto temos oportunidade, façamos a bem a todos, especialmente aos da família da fé." (Gálatas 6:10)



SEJEITEM-SE
"Sujeitem-se uns aos outros, por temor a Cristo." (Efésios 5:21).


   Somos convidados a conviver com diferentes pessoas e seus diferentes modos o tempo todo. E cabe a cada um respeitar e sujeitar-se ao próximo, para que estejamos em paz, em uma só fé. Porque cada membro do corpo é diferente, cada um com a sua função, composta de forma harmônica; e assim fazemos o organismo - que é a igreja - viver; e é claro, todo membro do corpo sendo comandado pelo Cabeça (Jesus). Portanto, temos que respeitar as diferenças. Julgar está muito fácil; olhar os porquês e as dificuldades dos irmãos está quase impossível. Mas que não seja assim, "Ao contrário, encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós seja endurecido pelo engano do pecado." (Hebreus 3:13). Em amor, repreenda; em amor, ensine. "Irmãos, se alguém for surpreendido em algum pecado, vocês, que são espirituais, deverão restaurá-lo com mansidão." (Gálatas 6:1).
"Não sejam presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros." (Gálatas 5:26)
"Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildamente considerem os outros superiores a si mesmos." (Filipenses 2:3)



PERDOEM-SE
"Perdoem, e serão perdoados". (Lucas 6:37)

   As vezes perdoar pode ser a coisa mais difícil a se fazer, mas não preciso falar muito sobre, porque tenho certeza da consciência de vocês sobre o perdoar.
"Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutualmente, assim como Deus os perdoou em Cristo." (Efésios 4:32). "Suportem-se uns aos outro e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou." (Colossenses 3:13)
"Portanto, aceitem-se uns aos outros, da mesma forma que Cristo os aceitou, a fim de que vocês glorifiquem a Deus." (Romanos 15:7)


   Busquem amar, ajudar, sujeitar, perdoar, e muitas outras coisas - e é claro que o Espírito Santo estará fazendo a obra em você, mas você precisa aceitar essa obra de transformação - para que nos tornemos, todos e verdadeiramente, um em Deus, para que o mundo reconheça Ele em nós.  
"Dediquem-se uns aos outros com amor fraternal. Prefiram dar honra aos outros mais do que a si próprios." (Romanos 12:10)


"Por isso, esforcemo-nos em promover tudo quanto conduz à paz e a edificação mútua." (Romanos 14:19)