2 Coríntios 5:14-15

"Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." (2 Coríntios 5:14-15)





domingo, 29 de abril de 2012

SEJA EXEMPLO JOVEM!




“Ninguém o despreze pelo fato de você ser jovem, mas seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza.” (1 Timóteo 4:12).

A partir desse versículo onde Paulo encoraja Timóteo, um jovem ministro de Cristo, a permanecer no chamado dele, buscando fazer a vontade de Deus apesar da sua pouca idade; eu escrevi reflexões para encorajá-los, e me encorajar também.





Seja exemplo na PALAVRA:


 É bem comum se ouvir dos jovens - e das demais faixas etárias também - gírias mundanas, frases feitas, bordões, palavrões, maledicências contra alguém, maledicências no geral e tudo o mais que faz parte do ambiente em que eles vivem, e que por isso, acabam refletindo tudo isso, acabam se envolvendo  e se esquecendo de que não fazem parte desse mundo.


       Ser um exemplo na palavra é uma tarefa difícil, pois sabemos quão difícil é controlar a língua. Tiago mesmo diz em sua carta às doze tribos de Israel que “nenhum homem pode domar a língua.” (3:8). Mas diz também que não convém ser assim; afinal, como pode de uma boca sair louvor a Deus e da mesma, sair maledicências? “Da mesma forma, uma fonte de água salgada não pode produzir água doce.” (Tiago 3:12)


 “A língua dos sábios torna atraente o conhecimento, mas a boca dos tolos derrama insensatez.” (Provérbios 15:2) Não seja um tolo; que da sua boca saiam palavras sábias, que edifiquem; não palavras quaisquer, que destruam. Suas palavras estão servindo para o propósito de edificação, para encher de conforto, alegria e conhecimento quem as ouve, incluindo você; ou estão apenas saindo da sua boca palavras sem nenhum propósito, bobagens?


 “Evite as conversas inúteis e profanas, pois os que se dão a isso prosseguem cada vez mais para a impiedade.” (2 Timóteo 2:16). “Mas agora, abandonem estas coisas: a ira, indignação, maldade, MALEDICÊNCIA e LINGUAGEM INDECENTE NO FALAR. Não mintam uns aos outros, visto que vocês já se despiram do velho homem com suas práticas e se revestiram do novo, o qual está sendo renovado em conhecimento, à imagem do seu Criador.” (Colossenses 3:8-10).





Mostre o evangelho de Cristo pelo seu falar! Faça a diferença.










Seja um exemplo no PROCEDIMENTO:


         Como têm sido as suas ações perante os homens e perante Deus, jovem? As suas ações como nova criatura em Cristo Jesus condiz com os passos que o Mestre deixou para seguirmos?


         Jesus amou profundamente – à ponto de morrer por nós -, Ele cuidou dos enfermos, dos perdidos, realizou milagres, consolou, ensinou, agiu de uma forma perfeita, Ele foi e é perfeito. E é isso que temos que fazer, seguir todos os passos que Ele deixou, porque uma vez que Ele venceu, uma vez que Ele conseguiu, foi para que também buscássemos isso, tentássemos e conseguíssemos, para que através da Sua perfeição e justificação, buscássemos também ser perfeitos, semelhantes à Ele, santos como Ele é santo.


       Como Paulo diz aos filipenses: “Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica, sem de forma alguma deixar-se intimidar por aqueles que se opõem a vocês. Para eles isso é sinal de destruição, mas para vocês, de salvação, e isso da parte de Deus, pois a vocês foi dado o privilégio de não apenas crer em Cristo, mas também de sofrer por ele” (Filipenses 1:27-29).





Mostre o evangelho de Cristo pelo seu modo agir! Faça a diferença.







Seja um exemplo no AMOR:

Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se vos amardes uns aos outros.” (João 13:35).

             Esse versículo já diz tudo. É assim que reconhecerão que somos discípulos de Jesus, se nos amarmos. O amor é a base de todo o evangelho de Cristo, foi por amor que Ele morreu por nós, foi por amor que Deus enviou o Seu Filho Unigênito para morrer, foi por amor a Deus e aos irmãos que os primeiros cristãos morreram e se doaram. E como seguidores desse evangelho, como discípulos de Cristo; devemos nos doar ao nosso próximo, devemos amar. É um mandamento “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo.” (Mt 22:39).

Conhecemos o amor nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.” (1 João 3:16)

             E infelizmente, está faltando amor em um meio cheio de discussões tolas, ignorância, impaciência, inveja, ódio e tantas outras coisas e que não nos convém como cristãos. “O amor não pratica o mal contra o próximo.” (Romanos 13:10) e ”Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.” (João 4:8) E só o amor é capaz de cobrir todos esses pecados “Mas, sobretudo, tende ardente amor uns para com os outros; porque o amor cobrirá a multidão de pecados.” (1 Pedro 4:8)

             E “Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna.” (Judas 1:25)

Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em ação e em verdade.” (1 João 3:18)





Mostre o evangelho de Cristo amando! Faça a diferença.






Seja um exemplo na FÉ:

             É pela fé que somos salvos, e a fé em Cristo nos conduz a um caminho de lutas, alegria verdadeira, sofrimentos, transformação e no fim, a eternidade. Você tem crido nisso? É claro que sim, se não nada disso do que eu escrevi até agora valeria para você. Mas a pergunta que realmente quero fazer é: As pessoas têm visto a sua fé?

             Mostrar a sua fé é mostrar o viver de Cristo em você; mostrar através da palavra, do procedimento, do amor, da pureza e de tantas outras formas, que a sua fé em Cristo faz com que o Espírito Santo de Deus viva em você e realize a obra dEle em ti, te transformando. O Espírito Santo tem tido liberdade para te transformar através da sua fé em Jesus?  Se sim, então você tem realizado a obra, tem dado frutos e mostrado a sua fé “Mostre-me a sua fé sem obras, e eu lhe mostrarei a minha fé pelas obras.” (Tiago 2:18)

              Pela fé vencemos o mundo, pela fé somos salvos “Porque todo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.” (1 João 5:4). Que outros possam, pelo seu exemplo de fé (por obras, é claro) encontrar também essa fé que nos faz vencedores.

Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.” (1 Coríntios 16:13)





Mostre o evangelho de Cristo pelo sua fé nesse evangelho! Faça a diferença.







Seja um exemplo na PUREZA:


                Ser um exemplo na pureza na fase onde os hormônios a todo o momento estão à flor da pele, onde somos bombardeados o tempo todo com propostas sexuais; é muito difícil. Mas uma vez que cremos em Cristo e que Ele morreu por nós como um cordeiro para nos purificar de todo o pecado – é, porque sem Ele não conseguiríamos -, e que somos purificados através do sangue dEle, esforcemo-nos em nos tornar puros, como Ele é “E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.”( 1 João 3:3). Porque é a vontade de Deus que nos purifiquemos para nos tornar um vaso pronto para ser usado pelo Espírito Santo “De sorte que, se alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e idôneo para uso do Senhor, e preparado para toda a boa obra.” (2 Timóteo 2:21)


O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” (Tito 2:14)


Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a Sua Palavra.” (Salmo 119:9).


Amados, insisto em que, como estrangeiros e peregrinos no mundo, vocês se abstenham dos desejos carnais que guerreiam contra a alma. Vivam entre os pagãos de maneira exemplar, para que, mesmo que eles os acusem de praticarem o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia de sua intervenção.” (1 Pedro 11-12)


Fuja dos desejos malignos da juventude e siga a justiça, a fé, o amor e a paz, com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor.” (2 Timóteo 2:22)





Mostre o evangelho de Cristo pela sua pureza! Faça a diferença.










SEJA EXEMPLO JOVEM!



quinta-feira, 5 de abril de 2012

Eles precisam de acompanhamento



   Como a maioria dos jovens da Igreja Cristã evangélica de hoje, eu me acheguei a Cristo através de um evento dos jovens, que foi o acampamento de Carnaval de 2009 da nossa igreja. Está certo que aquele acampamento não foi um simples evento gospel, foi o agir tremendo e inexplicável de Deus - ainda choro, emocionada ao lembrar - na vida de todos que lá se encontravam, muitos que nunca até então tinham sentido tamanho poder em suas vidas, incluindo eu, que não acreditava em 1/10 do que está na Bíblia. Mas, infelizmente, nem todos os eventos jovens de hoje em dia nas igrejas são assim.
   O meu encontro com a Salvador foi real, O Espírito Santo estava lá naquele evento dos jovens. Mas não vou ser hipócrita e dizer que o que só me importou naquela hora foi conhecer mais e mais de Cristo; foi também a alegria de fazer parte de um grupo de jovens tão bonito. Me senti acolhida, me senti amada; eu carecia de todo esse carinho que demonstravam.
   O ponto ao que quero chegar é que, como eu, há muitos jovens que perdidos no mundo, são convidados a participar de eventos com jovens cristãos, passam a conviver com eles e se sentem bem neste meio; passam a cultuar junto, passam a acreditar. Porém, nem sempre tem o real encontro com Cristo, e quando as coisas conheçam a complicar, não tem a base espiritual de que precisam para continuarem. Eles param, pensam que uma vida em comunhão com Jesus é baseada em “coisas para fazer dentro da igreja”.  Esses jovens dependem de outros jovens para permanecerem na igreja, dependem de eventos, dependem de algo que os preencha; são guiados por uma fé superficial, que na simples quebra dessas dependências, pode se acabar. O que podemos fazer então?
   Acompanhar a trajetória espiritual desses jovens é a melhor opção. Precisam ser discipulados, precisam saber que uma vida com Cristo é muito mais que “coisas para fazer na igreja”, cultos de celebração, saídas às pizzarias e lanchonetes depois dos cultos, raves gospel, entre outras coisas. Precisam se ver na igreja como membro de um corpo em Cristo - corpo que precisa de renovo sempre - e não ver a igreja (o templo) como um lugar de refúgio ou um passatempo nos fins de semana. Porque, infelizmente, a igreja não consegue ser esse "lugar de refúgio" todo o tempo, pois ela é composta por seres humanos, falhos e pecadores, e assim vêm as decepções; sem falar que o mundo grita, chama, principalmente pelos jovens, e a fé superficial já não é suficiente para mantê-los em pé.

   Já ouvi a frase "ser crente virou moda" e já a proclamei várias vezes, pelo fato de ver, não só jovens, mas homens e mulheres indo à igreja simplesmente por ir... Não sabendo responder qual o verdadeiro propósito da cruz e muito menos tomar a cruz e seguir o Salvador.
    
   Escrevi tudo isso porque estou triste em ver quão frágil está sendo a fé dos jovens que em tão grande número entram na igreja e que em tão grande número, saem dela. Que possamos ajudá-los a conhecer a Cristo, a se aproximar dEle, para perceberem que não importa quantas lutas eles terão que enfrentar, Deus estará lutando com eles, por eles. E que eles percebam que o melhor de tudo não é fazer parte de um grupo legal de  jovens, mas do corpo de Cristo, do povo separado e santo de Deus.