2 Coríntios 5:14-15

"Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." (2 Coríntios 5:14-15)





quinta-feira, 5 de abril de 2012

Eles precisam de acompanhamento



   Como a maioria dos jovens da Igreja Cristã evangélica de hoje, eu me acheguei a Cristo através de um evento dos jovens, que foi o acampamento de Carnaval de 2009 da nossa igreja. Está certo que aquele acampamento não foi um simples evento gospel, foi o agir tremendo e inexplicável de Deus - ainda choro, emocionada ao lembrar - na vida de todos que lá se encontravam, muitos que nunca até então tinham sentido tamanho poder em suas vidas, incluindo eu, que não acreditava em 1/10 do que está na Bíblia. Mas, infelizmente, nem todos os eventos jovens de hoje em dia nas igrejas são assim.
   O meu encontro com a Salvador foi real, O Espírito Santo estava lá naquele evento dos jovens. Mas não vou ser hipócrita e dizer que o que só me importou naquela hora foi conhecer mais e mais de Cristo; foi também a alegria de fazer parte de um grupo de jovens tão bonito. Me senti acolhida, me senti amada; eu carecia de todo esse carinho que demonstravam.
   O ponto ao que quero chegar é que, como eu, há muitos jovens que perdidos no mundo, são convidados a participar de eventos com jovens cristãos, passam a conviver com eles e se sentem bem neste meio; passam a cultuar junto, passam a acreditar. Porém, nem sempre tem o real encontro com Cristo, e quando as coisas conheçam a complicar, não tem a base espiritual de que precisam para continuarem. Eles param, pensam que uma vida em comunhão com Jesus é baseada em “coisas para fazer dentro da igreja”.  Esses jovens dependem de outros jovens para permanecerem na igreja, dependem de eventos, dependem de algo que os preencha; são guiados por uma fé superficial, que na simples quebra dessas dependências, pode se acabar. O que podemos fazer então?
   Acompanhar a trajetória espiritual desses jovens é a melhor opção. Precisam ser discipulados, precisam saber que uma vida com Cristo é muito mais que “coisas para fazer na igreja”, cultos de celebração, saídas às pizzarias e lanchonetes depois dos cultos, raves gospel, entre outras coisas. Precisam se ver na igreja como membro de um corpo em Cristo - corpo que precisa de renovo sempre - e não ver a igreja (o templo) como um lugar de refúgio ou um passatempo nos fins de semana. Porque, infelizmente, a igreja não consegue ser esse "lugar de refúgio" todo o tempo, pois ela é composta por seres humanos, falhos e pecadores, e assim vêm as decepções; sem falar que o mundo grita, chama, principalmente pelos jovens, e a fé superficial já não é suficiente para mantê-los em pé.

   Já ouvi a frase "ser crente virou moda" e já a proclamei várias vezes, pelo fato de ver, não só jovens, mas homens e mulheres indo à igreja simplesmente por ir... Não sabendo responder qual o verdadeiro propósito da cruz e muito menos tomar a cruz e seguir o Salvador.
    
   Escrevi tudo isso porque estou triste em ver quão frágil está sendo a fé dos jovens que em tão grande número entram na igreja e que em tão grande número, saem dela. Que possamos ajudá-los a conhecer a Cristo, a se aproximar dEle, para perceberem que não importa quantas lutas eles terão que enfrentar, Deus estará lutando com eles, por eles. E que eles percebam que o melhor de tudo não é fazer parte de um grupo legal de  jovens, mas do corpo de Cristo, do povo separado e santo de Deus.

Um comentário:

  1. É interessante seu post minha linda, pois ultimamente o Senhor tem me levado, até pelas minhas próprias lutas a orar com intensidade em favor dos jovens cristãos...É muito verdade o que vc frizou...Devemos nos fortalecer no Senhor e nos achegar através de um testemunho genuino até aqueles que tem encontrado dificuldades de permanecer no caminho levando em considerações tantas ilusões que cegam nossa visão!!

    Que Papai nos Fortaleça em Amor...(Jovens vos escrevi porque sois fortes)

    ResponderExcluir