2 Coríntios 5:14-15

"Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." (2 Coríntios 5:14-15)





segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Não há condenação no AMOR


Culpa. Quantas e quantas vezes esse sentimento já me condenou, já me fez desanimar diante da consciência do meu pecado, da minha incapacidade de fazer o bem e da facilidade em fazer o mal, aquilo que desagrada o Senhor – sim, eu admito isso. Sinto-me como Paulo quando este escreveu aos romanos

“Sei que nada de bom habita em mim, isto é, em minha carne. Porque tenho o desejo de fazer o que é bom, mas não consigo realiza-lo. Pois o que faço não é o bem que desejo, mas o mal que não quero fazer, esse eu continuo fazendo. Ora, se faço o que não quero, já não sou eu quem o faz, mas o pecado que habita em mim.” (Romanos 7:18-20)

Somos pecadores, isso é fato para nós a partir do momento em que somos convencidos disso pelo Espírito Santo (Rm 16:8); merecemos a condenação; mas uma coisa mudou completamente o nosso destino de morte eterna: O AMOR. Sim, o amor de Deus por você, por mim, pela humanidade. Por causa desse amor já não há mais condenação para os que estão em Cristo Jesus (Rm 8:1).

Ele simplesmente nos ama, pecadores, infiéis, miseráveis que somos; portanto “quem fará alguma acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica. Quem os condenará? Foi Cristo que morreu; e mais, que ressuscitou e está à direita de Deus, e também intercede por nós.” (Romanos 8:33-34) e esse texto de Romanos continua falando que NADA, NADA nos separará do amor de Deus que está em Cristo Jesus (vs 39). Por isso o título da reflexão: NÃO HÁ CONDENAÇÃO NO AMOR. Ele nos ama, e por isso estamos livres; livres do pecado, livres para AMAR.

Só para conseguirmos entender o poder do amor sobre o pecado e toda condenação, deixo (Deus nos deixou) os versículos seguintes:
“Filhinhos, não amemos de palavra nem de boca, mas em espírito e em verdade. Assim saberemos que somos da verdade; e tranquilizaremos o nosso coração diante dele quando o nosso coração nos condenar. Porque Deus é maior que o nosso coração e sabe todas as coisas.” (1 João 3-18-20)

Quando o nosso coração nos condenar, encontraremos abrigo/paz no amor, no nosso amor por nossos irmãos, no nosso amor por Deus, enfim, no AMOR – Deus é amor (1 Jo 4:16) – e o amor cobre uma multidão de pecados (1 Pe 4:8). Por isso ame! E não haverá mais medo, porque o medo supõe castigo (1 Jo 4:17) e o amor é liberdade, perfeição! Deixe Deus te aperfeiçoar no amor e os seus pecados não mais existirão.

“Deus é amor. Todo aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. Dessa forma o amor está aperfeiçoado entre nós, para que no dia do juízo tenhamos confiança, porque neste mundo somos como ele. No amor não há medo; ao contrário o perfeito amor expulsa o medo, porque o medo supõe castigo. Aquele que tem medo não está aperfeiçoado no amor” (1 João 4:16-17)


Em um desses momentos difíceis em que meu coração me condenava - e como é difícil carregar o peso do pecado, imagina Cristo carregando os de toda a humanidade na cruz - Deus me fez lembrar dos versículos de 18 à 20 de 1 João 3. Nada pode me condenar no amor. E várias e várias outras palavras, ministrações de como Deus me ama chegaram, me colocando aos pés dEle pelo peso o meu pecado e me fazendo permanecer os pés Dele pela sede desse amor. E uma dessas é essa ministração do Paul Washer que peço que vocês assistam e sejam edificados no enorme amor que Deus sente por nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário