2 Coríntios 5:14-15

"Pois o amor de Cristo nos constrange, porque estamos convencidos de que um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos para aqueles que vivem já não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou." (2 Coríntios 5:14-15)





sábado, 29 de janeiro de 2011

As promessas de Deus precisam ser alcançadas

  
   São tantas mensagens positivas sobre as promessas de Deus na vida dos homens que eu leio, assisto. A maioria dessas mensagens apenas fala que Deus sempre cumpre Suas promessas, e que essas promessas não retardam. Pois é, eu acredito nisso, mas acredito também que o homem precisa fazer a sua parte para que a promessa se cumpra na vida dele. Vou explicar:
   Há inúmeros casos na Bíblia Sagrada em que Deus faz a promessa ao homem e está se cumpre; todos os casos na verdade se cumpriram. No entanto, algumas foram retardadas, outras modificadas, simplesmente porque o homem desobedeceu às ordens de Deus.
   Exemplo: O povo de Israel passou 40 anos andando pelo deserto sendo que poderia tê-lo atravessado em alguns dias, isso porque desobedeceram as leis de Deus, porque não tiveram fé no Deus que os libertara do Egito. A promessa da terra que mana leite e mel foi retardada por Deus por causa da desobediência do Seu povo.
   Outro exemplo: Deus prometeu a Davi que seus filhos, e os filhos deles seriam reis de Israel para sempre (2 Samuel 7:16), no entanto, Salomão desagradou muito a Deus ao adorar os ídolos de suas mulheres e se esquecer de Deus; ao deixar o povo de Israel infeliz com tantos impostos; ao desobedecer a Deus (1 Reis 11). Deus prometera a Davi e a Salomão que a sua descendência governaria Israel para sempre, mas Salomão quebrara o acordo feito com Deus de adorá-lO e servi-lO. Então Deus, para não descumprir a promessa feita a Davi deixou que duas das doze tribos (Judá e Benjamim) fossem governadas por seus descendentes, e as outras dez tribos passaram a ser governadas por outro. A promessa de que a família de Davi governaria Israel para sempre foi modificada por causa da desobediência de Salomão, mas Deus a cumpriu do Seu modo.

   Agora eu faço essas perguntas a você, que está lendo: Será que se Abraão não tivesse obedecido a ordem de Deus e se mudado para Canaã, Deus teria cumprido a promessa feita a Ele? Creio que sim, mas de um modo diferente. Será que se Moisés não tivesse ido libertar o povo de Israel do Egito e permanecesse em Mídia Deus libertaria Israel? Claro que sim, mas já não seria mais Moisés quem Deus usaria para libertá-los. Será que Josué e o povo de Israel teriam conquistado Jericó se não tivessem obedecido às ordens de Deus? Provavelmente não.

   Tantos outros exemplos eu poderá dar aqui, mas acho que é o suficiente. O que eu quis dizer com todos esses exemplos é que para ter as promessas de Deus feitas a você é preciso obediência a Deus, é preciso confiar nEle. É preciso alcançar as promessas, dar o primeiro passo. Deus cumpriu as promessas na vida desses homens porque eles seguiram as ordens de Deus, porque eles deram o primeiro passo.

   Se Deus fez uma promessa a você, não fique sentado esperando, dê o primeiro passo em direção a ela. Não desobedeça a Deus, a promessa pode estar retardada por causa da sua desobediência. Confia em Deus, e receberá a promessa no devido tempo, de acordo com a vontade dEle, mas apenas se você permanecer fiel a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário